PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 23097 > DIA DO IDOSO – CASA GERONTOLóGICA CELEBRA DATA COM EVENTO NO RIO DE JANEIRO

DIA DO IDOSO

Casa Gerontológica celebra data com evento no Rio de Janeiro

Publicado: 2015-10-01 17:57:37
Foram realizadas diversas atividades no evento que contou com cerca de 200 participantes

Dona Miriam Gu  erreiro, de 84 anos, participa do Centro de Convivência da Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) há 12 anos. Para ela, a unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada no Rio de Janeiro, representa uma oportunidade de realizar várias atividades. “Nós conseguimos viver a vida com saúde e alegria”. A declaração da dona Mirian foi feita durante as atividades comemorativas ao Dia Internacional do Idoso, nesta quinta-feira (01/10), na CGABEG.

Para marcar a data, a unidade da FAB realizou uma programação especial com doação de sangue, festival de pipas, atividades esportivas e exposição de fotos antigas e desenhos produzidos pelos idosos. Cerca de 200 participantes, entre familiares, idosos e crianças, passaram pela Casa Gerontológica durante todo o dia.

Uma das idealizadoras do evento, a Tenente Priscila Cavalcante Caetano, Chefe do Setor de Recreação e Lazer, explicou que o objetivo é proporcionar um dia festivo oferecendo aos idosos atividades que permitam não só o divertimento, mas também a estimulação cognitiva, emocional e social. Esses itens estão preconizados na definição de saúde da Organização Mundial de Saúde.

A partir dessa ideia, uma rede de voluntários e os funcionários do setor de recreação e lazer trabalharam para realizar o evento, que segundo a Tenente Priscila, possibilita a integração. “O futuro já chegou e hoje o Brasil é um país de idosos. Sendo   assim, a CGABEG tem um papel fundamental nesse futuro e no futuro da Aeronáutica”, destacou a oficial.

Com 77 anos, dona Maria Helena, residente da Casa, garantiu que a confraternização do dia do idoso foi muito boa. “O evento motivou a todos e favoreceu o contato com diversos ramos de profissão”, celebrou.

De acordo com a Diretora da CGABEG, Coronel Médica Carla Lyrio Martins, o aumento da expectativa de vida é um fato já verificado nos dias de hoje. “Envelhecer com saúde, com qualidade de vida e com alegria, representa uma aspiração unânime. Atingir bem o amanhã depende da atitude do agora. E nesta data, no Dia Internacional do Idoso, celebramos a vida e promovemos integração”, finaliza.

Veja no vídeo como funciona a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes: